Dívida pública cai para 271,2 mil milhões em outubro

A dívida pública diminuiu pelo quarto mês consecutivo em outubro. O rácio da dívida pública em percentagem do PIB melhorou para 130,9% no final do terceiro trimestre. Amortizações de títulos de dívida explicam a redução, segundo o Banco de Portugal.

Elisabete Tavares
Dinheiro (notas) © Unsplash

A dívida pública, na ótica de Maastricht, fixou-se em 271,2 mil milhões de euros em outubro, o que corresponde a uma descida mensal de 300 milhões de euros.

"Esta redução refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida no valor de 0,5 mil milhões de euros", refere o Banco de Portugal numa nota de informação estatística divulgada esta quinta-feira.

Face ao mês homólogo de 2020, a dívida pública cresceu mais de 3,0 mil milhões de euros.

Quanto aos depósitos das administrações públicas diminuíram 2,6 mil milhões de euros em termos mensais.

"Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 2,3 mil milhões de euros, para 251,2 mil milhões de euros", aponta.

O rácio da dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) melhorou para 130,9% no final do terceiro trimestre deste ano, face ao rácio de 135,4% registado no final do trimestre anterior, segundo o Banco de Portugal.

A dívida pública tem vindo a recuar, em termos mensais, desde o mês de junho deste ano, quando alcançou um máximo de sempre ao fixar-se em 277,5 mil milhões de euros.

Atualizada às 12H08 com mais informação

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG