APB alerta para aumento de fraudes "online" em épocas de descontos

Associação Portuguesa de Bancos recomenda que sejam denunciadas todas as situações que pareçam suspeitas

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) alertou para o aumento das tentativas de fraude "online" em épocas de descontos, como a BlackFriday, apresentando um conjunto de recomendações a ter em conta nestas situações.

"Com a crescente utilização dos canais digitais, acentuada ainda pelos efeitos da pandemia, aumentaram também as tentativas de fraude "online", pelo que importar estar atento sempre e denunciar todo o tipo de situações que lhe pareçam suspeitas", notou, em comunicado, a APB.

Assim, a associação recomendou que, no que se refere às compras "online", os consumidores se certifiquem de que os "sites" e redes são seguros, efetuem o pagamento de acordo com as recomendações do banco e que nunca cliquem em "links" enviados por "e-mail" ou SMS.

Por outro lado, a APB pede desconfiança face a chamadas telefónicas de desconhecidos que dizem ser do banco do utilizador, sugerindo que nunca sejam fornecidos códigos ou dados de acesso através destas chamadas.

Adicionalmente, os utilizadores devem acompanhar, diariamente, o movimento da sua conta e, caso seja detetada alguma situação estranha, entrar em contacto, de imediato, com o banco.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de