Inspeções

ASAE sem carros para inspeções. Governo quer pôr 70 a circular

ASAE
ASAE

Fim de mais um contrato de aluguer deixou ao serviço das inspeções apenas os carros com mais de 20 anos.

O alerta foi dado pelo sindicato: a ASAE está sem veículos que permitam continuar a fazer as habituais inspeções de segurança alimentar e económica. Em causa está o fim do contrato de aluguer de 28 viaturas, entre eles, as cinco carrinhas frigoríficas que asseguravam o transporte das amostras que eram recolhidas e que tinham de seguir para análise em laboratório.

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE disse à TSF que este é o segundo aluguer que termina em dois anos, sem substituição, o que representa menos 50 veículos ao serviço da ASAE. Ficaram apenas os carros com mais de 20 anos e centenas de milhares de quilómetros, denunciou Bruno Figueiredo.

O governo assume que “está consciente das necessidades da ASAE” e confirma que “tem trabalhado ativamente para reforçar” tanto meios técnicos como humanos. Em comunicado enviado às redações após a reportagem da TSF, a equipa de Siza Vieira diz ainda que além do novo contrato para aluguer de 28 viaturas, cujo contrato foi submetido a fiscalização prévia do Tribunal de Contas em abril, “decorrem ainda outros processos para garantir que, no total, a ASAE venha a dispor de uma frota renovada de cerca de 70 viaturas”.

O Executivo assume ainda que nos últimos três anos “tem-se empenhado no reforço da melhoria das condições de trabalho no seio da ASAE”, entre outras, com a criação de consultas de medicina do trabalho, uma reivindicação das estruturas sindicais.

No final de janeiro, a ASAE contava com 499 trabalhadores, dos quais 234 são inspetores. O Executivo diz que dos 28 veículos que aguardam pelo ok do Tribunal de Contas cinco são arcas frigoríficas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paulo Fernandes, presidente da Cofina

Cofina avança para OPA a 100% da Media Capital

Aviao TAP

TAP reforça rede em outubro: 82 rotas e 666 voos semanais no plano

Fotografia: Manuel de Almeida/EPA

Concorrência foi notificada quinta-feira do reforço do Estado na TAP

ASAE sem carros para inspeções. Governo quer pôr 70 a circular