INE

Atividade económica estabiliza em junho

Ano começa com queda nas
Ano começa com queda nas

Indicador de atividade económica estabilizou em junho e o indicador de clima económico desceu em julho, segundo o INE

O indicador de atividade económica estabilizou em junho, depois de ter diminuído entre fevereiro e maio, e o indicador de clima económico “diminuiu ligeiramente” em julho, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a “Síntese Económica de Conjuntura” do INE, hoje divulgada, o indicador de atividade económica estabilizou nos 1,9 pontos em junho e o indicador de clima económico, disponível até julho, desceu para 2,3 pontos, face aos 2,4 pontos registados no mês anterior.

Segundo o INE, o indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em junho, “refletindo um contributo positivo menos expressivo da componente de consumo corrente”.

No mesmo sentido, também o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (investimento) desacelerou em junho, “devido aos contributos positivos menos intensos das componentes de construção e máquinas e equipamentos”.

De acordo com o INE, considerando a atividade económica da perspetiva da produção, o índice de volume de negócios na indústria diminuiu em junho, “retomando o perfil descendente observado desde julho de 2018”.

O relatório do INE indica que também se verificou um abrandamento do índice de volume de negócios nos serviços – que desacelerou entre março e junho –, e do índice de produção da construção, que também abrandou em junho, depois da “ligeira aceleração verificada em maio”.

Na zona euro, em julho, o indicador de confiança dos consumidores aumentou, enquanto o indicador de sentimento económico diminuiu.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto:  EPA/ANDY RAIN

Sem acordo pós-brexit, Portugal pode exportar menos cerca de 300 milhões

marcelo

Marcelo admite possível “problema europeu” mas sem fecho de fronteiras

Foto: D.R.

PSI20 cai 2,28%. Perdas na Europa continuam devido ao coronavírus

Atividade económica estabiliza em junho