OE 2018

Aumento chega para todas as pensões em agosto

Fotografia: Igor Martins / Global Imagens
Fotografia: Igor Martins / Global Imagens

As pensões vão todas aumentar em 2018, mesmo as que já foram alvo de subida ao longo deste ano.

Todas as pensões vão aumentar no ano que vem. A subida chega em agosto e será de 6 euros para as pensões mínimas que foram atualizadas ao longo deste ano e de 10 euros para as restantes, sabe o Dinheiro Vivo.

O aumento resulta de um acordo partidário e dá resposta à reivindicação do PCP, mas será feito apenas no diferencial que decorre do aumento já feito através da lei.

Porquê? Em janeiro, a grande maioria das pensões será aumentada só por causa da inflação que, através de uma atualização automática garante aumentos de 10 euros para as pensões até aos 588 euros.

A medida, apurou o Dinheiro Vivo vai ter um custo de 35 milhões de euros em 2018, enquanto o aumento decorrente da lei custa 357 milhões.

Esta atualização responde à lógica já introduzida este ano quando as pensões foram atualizadas em agosto depois de uma atualização em janeiro. O aumento foi maior para quem não recebeu aumentos durante o governo de Passos Coelho, ou seja, favoreceu menos as pensões mínimas já atualizadas.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Entrevista a Ricardo Mourinho Félix economista e político português, Secretário de Estado Adjunto e das Finanças do XXI Governo Constitucional
(Jorge Amaral/Global Imagens)

“Empréstimo ao Fundo de Resolução não afetaria a dívida”

( Vítor Rios / Global Imagens )

Queda do BES tira 25 mil milhões de euros à economia

Christine Lagarde. Fotografia: REUTERS/Denis Balibouse

FMI receia que turismo, habitação e salários atrapalhem Portugal

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Aumento chega para todas as pensões em agosto