sistema de pensões

Aumento de 6 ou 10 euros nas pensões com efeitos a partir de agosto

Pensões vão crescer em 2015

O aumento abrangerá 1,5 milhões de pensionistas e terá um impacto anualizado de 82 milhões de euros. Começa a ter efeitos a partir de agosto.

O decreto que regulamenta o aumento extraordinário de seis ou dez euros das pensões até 643,35 euros, já previsto no Orçamento do Estado para 2018, foi publicado em Diário da República (DR), tendo efeitos a partir de agosto.

“Esta atualização extraordinária consubstancia-se numa atualização de dez euros por pensionista, sendo que, no caso dos pensionistas que recebam uma pensão cujo montante tenha sido atualizado no período entre 2011 e 2015, a atualização é de seis euros, sendo deduzida da atualização o valor da atualização anual verificada em janeiro de 2018”, lê-se no texto do Decreto Regulamentar n.º 5/2018.

O objetivo é “concluir a compensação pela perda do poder de compra causada pela suspensão, no período entre 2011 e 2015, do regime de atualização das pensões, iniciada em 2017, no sentido de aumentar o rendimento dos pensionistas com pensões mais baixas”.

Esta atualização extraordinária abrange as pensões de invalidez, velhice e sobrevivência atribuídas pela Segurança Social e as pensões de aposentação, reforma e sobrevivência do regime de proteção social convergente atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) cujo montante seja de valor igual ou inferior a 1,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS), ou seja, 643,35 euros.

Segundo o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, o aumento abrangerá 1,5 milhões de pensionistas e terá um impacto anualizado de 82 milhões de euros, sendo que este ano será “um pouco mais baixo”, de cerca de 35 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. 50 euros dividem patrões e motoristas

O advogado e porta-voz do sindicato nacional dos motoristas, Pardal Henriques. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Sindicato: “Queremos bases bem definidas para iniciar negociação”

Outros conteúdos GMG
Aumento de 6 ou 10 euros nas pensões com efeitos a partir de agosto