Banco de Portugal

Bancos concederam 804 milhões de euros para a compra de casa em abril

(Joao Silva/ Global Imagens)
(Joao Silva/ Global Imagens)

Montante dos empréstimos para a compra de casa recuou face ao mês anterior.

Os bancos emprestaram 804 milhões de euros para a compra de habitação em abril. Os números divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal mostram que houve um recuo face ao montante registado em março, que tinha sido de 870 milhões de euros.

Desde o início do ano, os portugueses pediram 3155 milhões de euros aos bancos para a compra de casa. No mesmo período de 2018 o valor era de 2969 milhões.

A taxa de juro média diminuiu três pontos base para 1,33%, “o que corresponde a um novo mínimo histórico”, destaca o Banco de Portugal. Em março tinha sido de 1,36%.

Em 2019, só nos dois primeiros meses é que o valor concedido pelos bancos para a compra de casa ficou abaixo dos 800 milhões de euros.

Ainda em abril as novas operações para crédito ao consumo e outros fins totalizaram os 522 milhões de euros, o que se traduz numa descida ligeira face aos 581 milhões de euros registados em março.

“No crédito ao consumo e para outros fins, as taxas de juro médias foram, respetivamente, de 7,13% e 3,85%”, sublinha a nota da instituição liderada por Carlos Costa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Bancos concederam 804 milhões de euros para a compra de casa em abril