banco central europeu

BCE afirma que aumento dos salários favorece subida da inflação

Fotografia: REUTERS/Kai Pfaffenbach
Fotografia: REUTERS/Kai Pfaffenbach

O Banco Central Europeu (BCE) afirma no seu último boletim económico, publicado esta terça-feira, que o crescimento dos salários pressiona a subida dos preços.

Num artigo no referido boletim, José Emilio Gumiel e Elke Hahn analisam a importância dos salários na subida da inflação.

“A análise apoia a ideia nas atuais previsões e projeções de que o aumento do crescimento salarial criará uma pressão para a subida dos preços”, de acordo com o artigo.

O BCE tem vindo a insistir desde há meses na necessidade de ainda manter uma política monetária muito expansiva para que suba a inflação subjacente, que exclui os preços da energia e dos alimentos por serem os mais voláteis e que ainda é muito baixa.

O banco central tem defendido também que o crescimento salarial é uma condição para a subida da inflação.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Facebook's founder and CEO Mark Zuckerberg reacts as he speaks at the Viva Tech start-up and technology summit in Paris, France, May 24, 2018. REUTERS/Charles Platiau - RC11ABE16B10

Abusos nos dados privados pode custar ao Facebook entre 3 a 5 mil milhões

Foto: Global Imagens

Jovens licenciados portugueses com maior probabilidade de terem salários baixos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa,  intervem durante a sessão solene comemorativa dos 45 anos da Revolução de 25 de Abril na Assembleia da República em Lisboa, 25 de abril de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Presidente da República pede “mais ambição” para resolver problemas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
BCE afirma que aumento dos salários favorece subida da inflação