BCE começa a comprar dívida pública na próxima segunda-feira

O novo programa de compra de dívida pública, o alívio monetário (quantitive easing) de 60 mil milhões de euros por mês até setembro de 2016, pelo menos, vai arrancar na próxima segunda-feira, dia 9 de março, revelou o presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Na conferência de imprensa que se segue à habitual reunião de taxas de juro, que hoje decorre em Nicosia, Chipre, Mario Draghi disse que "o BCE começará a comprar obrigações do sector público no mercado secundário a 9 de março", embora "já se observe um número significativo de efeitos positivos na sequência da decisão de lançar as compras de dívida pública", sublinhou o italiano.

O anúncio do quantitive easing, um programa que pode chegar no mínimo a 1,14 biliões de euros em dinheiro barato para os bancos usarem no financiamento da economia e na procura de novos nichos de investimentos mais lucrativos (disse Draghi), aconteceu no final de janeiro.

O BCE também reviu em alta o crescimento previsto da economia da zona euro para este ano de 1% em dezembro para 1,5% nas novas projeções oficiais do Eurossistema (março).

A taxa de juro central de referência do euro foi mantida em 0,05%, o valor mais baixo de sempre desde que existe zona euro.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de