moeda virtual

Bitcoin atinge novo recorde e já está acima de 12.700 euros

(DR)
(DR)

O preço da moeda virtual bitcoin atingiu hoje um novo recorde ao aproximar-se dos 15.000 dólares (12.721 euros), impulsionado pela entrada na negociação de derivados em vários mercados norte-americanos.

O valor da criptomoeda ultrapassou os 14.850 dólares (12.600 euros) nas principais casas de câmbio internacionais, de acordo com dados da Coindesk, o que representa uma subida diária acima de 23% e uma valorização 15 vezes superior ao preço no início do ano.

Os motivos para esta subida sem precedentes são a eventual negociação de futuros sobre o preço da bitcoin em três mercados norte-americanos, o primeiro deles no mercado de Chicago CBOE no domingo, no CME – o mais importante na cotação de derivados -, em 18 de dezembro, e no mercado de futuros de Nasdaq, no próximo ano.

As notícias, segundo a Efe, também apontam que a moeda virtual passará a ser cotada em Tóquio já no próximo ano.

A compra e venda de bitcoins “converteu-se numa carreira nacional para capturar o fluxo de benefícios e dominar o mercado”, disse à Efe Charles Hayter, da Cryptocompare, que faz análise de moedas digitais, com sede em Londres.

Alguns analistas apontam para uma subida continuada do preço da bitcoin para níveis nunca vistos, enquanto outros alertam para a elevada volatilidade do mercado das criptomoedas e dos riscos que isso pode levar.

Em abril, o Japão converteu-se o primeiro país do mundo a reconhecer legalmente a bitcoin como forma de pagamento, o que permitiu que o iene seja a divisa nacional mais trocada pela moeda virtual a nível mundial.

A bitcoin é uma moeda virtual descentralizada que nasceu em 2009 e está assente na tecnologia ‘blockchain’, também designada de protocolo da confiança (inviolável), e é negociada em plataformas específicas na Internet, que se aplica a outras divisas virtuais.

Entretanto, foi hoje também divulgado que desconhecidos roubaram mais de 4.700 bitcoins, equivalentes a cerca de 70 milhões de dólares (cerca de 59,2 milhões de euros, à taxa de câmbio atual), num ataque cibernético à empresa NiceHash, uma plataforma eletrónica eslovena especializada em criptomoeadas.

Segundo a Efe, a NiceHash encerrou o acesso à sua plataforma eletrónica depois de verificar esta manhã que durante o ataque, foram retiradas ‘bitcoins’ da empresa e transferidas para outra direção.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens)

Sofia Tenreiro: “Estamos a captar os portugueses que não queremos que fujam”

O ministro do Trabalho e da Segurança Social, Vieira da Silva (C), ladeado por Ana Teresa Lehmann, secretária de Estado da Indústria (D), e Miguel Cabrita (E), secretário de Estado do Emprego, fala aos jornalistas no final da reunião com administração e Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa para discutirem um modelo de trabalho para o próximo ano, no Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, 15 de dezembro ded 2017.  Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Autoeuropa. Governo dá luz verde a creches para destravar diálogo

Mário Centeno. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Fitch dá maior subida de rating de sempre a Portugal e coloca país no grupo da Itália

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Bitcoin atinge novo recorde e já está acima de 12.700 euros