Salários

Bloco quer aumentos mas Centeno diz que salários já estão a subir

Fotografia: MIGUEL A. LOPES/ LUSA
Fotografia: MIGUEL A. LOPES/ LUSA

Mário Centeno afirma que os salários médios estão a crescer

O ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou hoje que os salários médios estão a crescer, em resposta ao Bloco de Esquerda, que defendeu o aumento dos salários na função pública mas também no setor privado.

“Para o Bloco de Esquerda, a prioridade é preparar desde já o fim do congelamento salarial na Função Pública”, afirmou Mariana Mortágua, salientado que os salários dos funcionários públicos valem hoje 90% do que valiam em 2010.

Admitindo que a discussão sobre o aumento salarial “só agora começou”, a deputada bloquista defendeu também que “não se pode permitir que no privado exista estagnação salarial”.

Em resposta à deputada, o ministro das Finanças disse que o salário médio cresceu 2% em Portugal no ano passado, considerando que “há um reforço significativo da dimensão salarial” que pode ser visto também através das contribuições salariais, que estão a aumentar 7%.

Isto quer dizer, segundo simplificou o ministro, que “o salário que os portugueses levam para casa no seu conjunto está a crescer 7%”.

Numa entrevista à TSF/Dinheiro Vivo, divulgada este fim de semana, o deputado do PS João Galamba disse que “dificilmente poderá haver em cima disto aumentos salariais em 2019”, uma posição que foi contraposta pela líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Lisboa, 19/10/2018 - Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, fotografado nos estúdios da TSF antes da entrevista “A Vida do Dinheiro” do DV/TSF
( Gustavo Bom / Global Imagens )

Pedro Marques. “Investimento vai crescer 34% só no meu ministério”

venda-carros-novos-consumidor-2017-apresenta-leve-queda-album-886d083d8a98b46c22c0d6c819efd2597e8ce6fb

ASFAC: Crédito ao consumo mais caro vai afetar consumidores

Mário Centeno, ministro das Finanças. (Fotografia: Pedro Rocha / Global Imagens)

Ajustamento de Centeno será o terceiro maior do euro

Outros conteúdos GMG
Bloco quer aumentos mas Centeno diz que salários já estão a subir