Função Pública

Bónus salarial para os serviços públicos mais poupados

Fotografia: Álvaro Isidoro/Global Imagens
Fotografia: Álvaro Isidoro/Global Imagens

Os modelos de retribuição serão definidos até ao final de maio.

O Programa Nacional de Reformas, aprovado este mês, quer atribuir recompensas salariais aos funcionários da Administração Pública que consigam efetuar poupanças sem afetar a qualidade dos seus serviços. A intenção do Executivo é que, até ao final de maio, estejam definidos os modelos de retribuição, avança esta quinta-feira o Negócios, e a percentagem da redução de despesa e o limite máximo serão publicados em portaria nas próximas semanas.

Não se sabe, para já, se o novo regime será aplicado a toda a Função Pública e se os pagamentos serão feitos em bónus ou investimento em formação profissional para a equipa. O que o jornal avança é que serão as próprias equipas a definir as suas metas, que depois serão aprovadas pela Inspeção-geral de Finanças, e que será criado um mecanismo que controle a aprovação de ideias e o cumprimento dos objetivos que desencadearão a atribuição do prémio.

Por agora, o Governo ainda está a avaliar impactos orçamentais, uma vez que se, por um lado, a iniciativa estimula a poupanças, por outro, a atribuição de bónus salariais mantém a despesa pública em alta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Bónus salarial para os serviços públicos mais poupados