Brasil é o país mais otimista do mundo

Brasil é a 1ª economia da América do Sul
Brasil é a 1ª economia da América do Sul

O Brasil é o país mais otimista do mundo e será pela quarta vez líder do índice de Felicidade Futura para 2015, onde Portugal ocupa o 113.º lugar, anunciou hoje a Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Com uma classificação média de 8,6 pontos numa escala de 0 a 10, os brasileiros são os mais otimistas. A média mundial é de 6,7 pontos.

Entre os outros países emergentes, a África do Sul ocupa o 27.º lugar, com 7,7 pontos; a Rússia o 105.º lugar, com 6,4 pontos; a China surge na 111.ª posição, com 6,2 pontos e a Índia na 119.ª posição, com 6,1 pontos.

Segundo o estudo “De Volta ao País do Futuro: Projeções, Crise Europeia e a Nova Classe Média Brasileira” realizado pela fundação Getúlio Vargas e apresentado hoje, o lema “Brasileiro, Profissão Esperança” resume o estado de espírito da nova classe média no Brasil que totalizará, em 2014, uma população de 118 milhões de pessoas.

“Há um dado cultural no Brasil. O brasileiro acha que a vida vai melhorar e isso reflete o estado de espírito, ele é um ser otimista por natureza, mas não consegue olhar para o país como um todo. O brasileiro é positivo e individualista, mas poupa pouco”, disse hoje o analista Marcelo Neri, coordenador do estudo.

Para o investigador, enquanto o Brasil é o país mais positivo do mundo “os países que estão em crise, como Portugal e Grécia são os últimos do ranking. Tem a ver com a situação económica desses países, mas há um dado cultural, por exemplo a música de Portugal, o fado, é triste. No Brasil é o samba que reflete o estado de espírito da população”.

O estudo da fundação brasileira revela que de uma maneira geral as mulheres são na maioria mais felizes que os homens, mas as portuguesas estão na contramão desta tendência mundial e apresentam um nível de felicidade menor que os homens.

As mulheres brasileiras são as mais felizes do mundo, entre os 158 países analisados no estudo, com uma classificação média de 8,98 pontos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Rui Oliveira / Global Imagens)

Marcas aceleram nas promoções para tirar travão nas vendas

Fotografia: Gonçalo Delgado/Global Imagens

Resposta à pandemia traz riscos de má gestão e corrupção do dinheiro público

Restauração recuperou volume de negócios

CIP: 61% das empresas ainda não recebeu financiamento

Brasil é o país mais otimista do mundo