exportações

Brexit custou a Portugal dois mil milhões em oportunidades de exportação

EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA
EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA

A saída do Reino Unido da UE terá custado 138 mil milhões até agora às economias europeias.

Desde que os britânicos votaram pela saída do Reino Unido da União Europeia, em junho de 2016, Portugal já terá perdido dois mil milhões de euros em oportunidades de exportação. E é um dos países europeus que menos sofreram com o impacto da decisão.

A conclusão é do economista Georges Dib, da seguradora de créditos Euler Hermes, e foi apresentada em Serralves durante um evento da Cosec.

Segundo o especialista, o Brexit custou no total 138 mil milhões de euros às economias de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Bélgica e Holanda.

A análise ao “custo de oportunidade” da hipótese de saída dos britânicos permitiu concluir que só a Alemanha perdeu 50 mil milhões de euros. Já Espanha terá perdido quase oito mil milhões.

As previsões mais pessimistas do economista apontam para que uma saída sem acordo provoque uma queda das exportações portuguesas para o Reino Unido na ordem dos 7,2% já em 2019, o equivalente a 270 milhões de euros, ou 0,4% do PIB.

“Entre o médio e o longo prazo, as estimativas disponíveis apontam para que a quebra nas exportações para o Reino Unido sejam de entre 15 e 26%”, remata o economista.

Sem surpresas, Georges Dib destaca que os setores da economia mais afetados serão a indústria automóvel e de maquinaria e equipamentos.

Já no turismo os riscos poderão ser “mitigados através da medida anunciada de não requerer visto a turistas do Reino Unido”, sublinha o especialista, lembrando que 22% dos passageiros que entram nos aeroportos portugueses são britânicos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Moratórias bancárias estendidas até final de setembro de 2021

covid-19 portugal corona virus

Emprego público sobe 0,9% com contratações da saúde e oficinas da CP

A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva TIAGO PETINGA/POOL/LUSA

Prorrogada situação de contingência em Portugal continental até 14 de outubro

Brexit custou a Portugal dois mil milhões em oportunidades de exportação