Brexit

Brexit. Merkel está preocupada com Europa

O Brexit, a crise dos refugiados e as diferentes velocidades de crescimento são temas que estão a separar os países da União Europeia.

A chanceler alemã, Angela Merkel, admitiu hoje estar preocupada com o futuro da União Europeia por causa do Brexit e da crise dos refugiados.

“Precisamos de estar unidos”, afirmou, em Bratislava, onde os líderes de 27 países europeus estão a reunir, num encontro marcado pela ausência do Reino Unido pela primeira vez em 43 anos, num encontro que visa construir uma visão partilhada sobre o bloco europeu pós-Brexit.

“Temos de mostrar que conseguimos fazer melhor através de medidas na área da segurança – internas e externas -, combater o terrorismo, cooperar na área de defesa, e que podemos fazer melhor na área do crescimento e do emprego”, afirmou, citada pela Bloomberg.

O Brexit, crise dos refugiados, o crescimento de partidos radicais, as diferenças sobre a velocidade do crescimento e as eleições que se aproximam estão a minar a capacidade de união europeia, diz a Bloomberg. Um risco que pode penalizar o crescimento económico e, no limite, levar a União Europeia a uma nova crise.

Enquanto alguns países estão, no encontro, à procura de uma maior integração outros, especialmente os de leste, acham que a lição do Brexit pode voltar a dar poder aos Estados. A Alemanha, contudo, está no meio destas visões.

As conversações oficiais para a saída do Reino Unido da União Europeia, com a ativação do artigo 50 do tratado de Lisboa, vão começar no início do próximo ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A Poveira, conserveira. Fotografia: Rui Oliveira / Global Imagens

Procura de bens essenciais dispara e fábricas reforçam produção ao limite

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

266 mortos e 10 524 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Brexit. Merkel está preocupada com Europa