União Europeia

Bruxelas quer reforçar o euro nos mercados a começar pela energia

Comissão Europeia quer iniciar conversações com os agentes no mercado, particularmente no setor das importações de petróleo e gás.

A Comissão Europeia quer reforçar o peso da moeda única nos mercados, apelando aos grandes atores económicos, nomeadamente no setor da energia, que se esforcem por reduzir o domínio do dólar e reforçar o papel do euro.

“Chegou o momento de o euro aumentar o seu papel no mundo”, disse o comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, em conferência de imprensa, sublinhando que a moeda única “deve refletir o peso político, económico e financeiro da zona euro”, que integra atualmente 19 Estados-membros.

A Comissão Europeia quer iniciar conversações com os agentes no mercado, particularmente no setor das importações de petróleo, gás e outras matérias-primas como metais, minerais e produtos agrícolas, segundo um comunicado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão (D), durante o debate e votação da proposta do orçamento suplementar para 2020, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Bruxelas agrava projeção de contração em Portugal para 9,8%

Fotografia: Orlando Almeida/ Global Imagens.

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

Comissão Europeia, Bruxelas (REUTERS)

Bruxelas revê estimativas. Economia da zona euro deverá recuar 8,7% em 2020

Bruxelas quer reforçar o euro nos mercados a começar pela energia