Consumo

Burlas com SMS custam um milhão por ano aos consumidores

2. Os telemóveis desvalorizam até 78% do investimento num ano

Reclamações com este tipo de esquemas disparam mais de 40% nos primeiros dois meses deste ano. Em 2019 foram mais de 5000 queixas.

Se receber um SMS em nome do ‘seu’ banco, de uma cadeia de supermercados ou do seu fornecedor de energia com um pedido de atualização de dados, ameaça de corte de luz ou a promessa de um prémio se preencher determinados dados, desconfie. É provável que seja burla. Em 2019, só ao Portal da Queixa chegaram 5580 relatos de consumidores que viram desaparecer dinheiro da sua conta, mais 14,3% do que em 2018. E não dá sinais de abrandar. Este ano, em menos de dois meses já são 1118 casos de burlas por SMS/telemóvel, um disparo de 42,6% face ao mesmo período do ano passado. E com custos elevados: 1 milhão de euros ano, calcula o Portal da Queixa só com base nas reclamações recebidas.

 

Lucília E. foi um dos milhares de casos que o ano passado chegaram ao Portal da Queixa. Recebeu um telefonema para atualizar os seus dados bancários através de um link que iria chegar via SMS. Abriu, a mensagem tinha o logótipo do seu banco e fez o que lhe foi pedido. Horas depois recebeu uma chamada, essa sim do funcionário do banco onde tinha a conta, a informar que lhe sido feito um pagamento de cerca de 2500 euros, uma situação fraudulenta detetada pelo sistema do banco.

Um fenómeno crescente. “Nos últimos cinco anos verificamos um aumento do número de casos relatados”, diz Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa. De 1681 reclamações em 2015, cresceu 231,9% até ao final do ano passado.

Em fevereiro, o pai de António recebeu uma mensagem para pagar por transferência uma fatura de eletricidade no valor de 151,43 euros. Não era do seu fornecedor de energia.

Leia ainda: Comprar uma Bimby e receber um garrafão e outras burlas a evitar

“Muitos consumidores utilizam hoje em dia ferramentas que não conheciam há cinco anos, que acreditam serem essenciais para se sentirem integrados na sociedade digital, ficando assim vulneráveis a novos esquemas de burla”, diz Pedro Lourenço. “A tendência é este tipo de burlas continuar a crescer nos próximos anos. E só poderá parar com uma estratégia global.”

Impedir estes esquemas não é fácil. “Existem muitos mecanismos externos ao controlo das operadoras de telecomunicações para o envio massivo de SMS, com o intuito de burlar os mais incautos”, admite. O envio pode ser feito por bots (máquinas) e “na sua maioria são executadas por organizações criminosas localizadas fora de Portugal”.

O melhor é desconfiar se lhe oferecerem um prémio para responder a umas perguntas e pesquise na internet relatos de casos semelhantes. “Os consumidores vítimas de burla, devem apresentar queixa à Polícia, para a abertura de processos de investigação criminal.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP. Fotografia: Adelino Meireles/Global Imagens

TAP também vai avançar com pedido de layoff

Veículos da GNR durante uma operação stop de sensibilização para o cumprimento do dever geral de isolamento, na Autoestrada A1 nas portagens dos Carvalhos/Grijó no sentido Sul/Norte, Vila Nova de Gaia, 29 de março de 2020. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Mais de 80 detidos e 1565 estabelecimentos fechados

Burlas com SMS custam um milhão por ano aos consumidores