Casa Real explica quanto e como gasta

A família real espanhola
A família real espanhola

A Casa Real espanhola vai hoje clarificar como utiliza as verbas que recebe do Estado. É que a monarquia do país vizinho não recebe apenas uma verba do orçamento geral do estado. Há gastos, como a segurança ou o parque automóvel, que são imputados a diferentes ministérios.

O caso Urdangarin está relacionado com esta decisão, mas também é verdade que desde 2010 que a Casa Real tinha esta questão em estudo Segundo a constituição espanhola, as Cortes Gerais do país aprovam todos os anos a lei dos orçamentos de estado, cuja primeira secção estabelece, por proposta do Governo, o valor global a atribuir à Casa Real.

Em 2011, e porque é uma soma que vai sofrendo variações ano após ano, o Rei de Espanha recebeu 8,43 milhões de euros, menos 5,2% que em 2010. O orçamento para o próximo ano está agora das mãos do novo governo liderado por Mariano Rajoy, mas é quase certo que será mais baixo que o deste ano.

A clarificação dos gastos da Casa Real tem vindo a ser reclamada por vários partidos, mas a divulgação das verbas não será feita de forma absolutamente detalhada, ficando de fora os gastos domésticos, como serviços de cabeleireiro ou vestuário.

No seu discurso de Natal, Juan Carlos alertava que se aproximam tempos de austeridade e sacrifício. Um sinal de que a Casa Real espanhola também não escapará aos cortes que se anunciam para a generalidade da sociedade espanhola.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
2. Os telemóveis desvalorizam até 78% do investimento num ano

Burlas com SMS custam um milhão por ano aos consumidores

Ana Jacinto, secretária-geral da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) antes de uma entrevista, esta manhã nos estúdios TSF.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Ana Jacinto. Hotelaria e restauração precisam de mais de 40 mil trabalhadores

Austin, EUA

Conheça o ranking das cidades mais desejadas pelos millennials em 2020

Casa Real explica quanto e como gasta