Contas nacionais

Centeno elogia regresso do investimento como motor da economia

Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens
Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Mais investimento significa comprar mais ao estrangeiro. Centeno destaca "crescimento expressivo da importação de máquinas", por exemplo.

A economia portuguesa está a crescer, em termos reais, há “22 trimestres consecutivos”, tendo acelerado uma décima, de 1,7% no quarto trimestre de 2018 para 1,8% no primeiro trimestre deste ano. Segundo o gabinete do ministro das Finanças, é sobretudo o investimento que está a puxar pelo produto interno bruto (PIB) do país.

Numa nota enviada aos jornais, a tutela de Mário Centeno refere que “a aceleração do crescimento do PIB reflete um aumento mais pronunciado da procura interna e, particularmente, do investimento”.

Poucas horas antes, o INE confirmou que, de facto, “o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, refletindo uma aceleração significativa do investimento”.

Ainda segundo as Finanças, a procura interna (consumo privado, público e investimento, essencialmente) “mais do que compensou a diminuição do contributo para o crescimento proveniente do comércio internacional”.

Mais investimento, mais importações

O gabinete de Mário Centeno insiste que “a aceleração do investimento no primeiro trimestre é o principal destaque da aceleração da economia”.

Para o ministério, isto “reflete-se no aumento das importações, onde se destaca o crescimento expressivo da importação de bens de investimento, como máquinas e outros bens de capital, material de transporte e produtos transformados destinados à indústria”.

Já as vendas de Portugal ao estrangeiro estão a perder força. “O abrandamento das exportações resulta, sobretudo, do aumento da incerteza geopolítica e das tensões comerciais globais”, fatores que têm pesado, “em especial nas maiores economias da Europa”, lamenta a nota de Centeno.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Sindicato dos Motoristas “preocupado” com reunião entre Governo e Antram

O advogado e porta-voz do sindicato nacional dos motoristas, Pardal Henriques. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Pardal Henriques foi a personalidade mais mediática da greve

Outros conteúdos GMG
Centeno elogia regresso do investimento como motor da economia