OE2018

Centeno garante Orçamento “claramente melhor” do que apresentado

Fotografia: Filipe Amorim / Global Imagens
Fotografia: Filipe Amorim / Global Imagens

Ministro das Finanças garante "orçamento de rigor, robusto, de apoio à economia e às famílias e de melhoria dos serviços públicos

Em véspera de votação final global, Mário Centeno garante que o Orçamento do Estado (OE) para 2018 vai cumprir as regras europeias. As declarações do ministro das Finanças foram feitas este sábado mesmo depois das dezenas de alterações introduzidas durante o debate na especialidade, que decorreu entre quarta-feira e sexta-feira.

“Todos os debates em democracia tendem a melhorar os objetos sujeitos a debate. Foi assim que abordámos esta matéria. Claro que este Orçamento é melhor do que o que foi apresentado” a 13 de outubro, destacou Mário Centeno depois da apresentação do serviço e-tax free, na alfândega do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O titular das Finanças assinalou também o rigor deste documento. “Assinalei a exigência do debate na especialidade e as consequências para a estabilidade orçamental em Portugal. Findo esse debate, tal como nos outros orçamentos, […] o OE que temos para executar em 2018 saído deste debate é um orçamento de rigor, robusto, de apoio à economia e às famílias e de melhoria dos serviços públicos. Seguramente todo o Governo se revê no orçamento que vamos executar”.

As declarações de Mário Centeno foram feitas no dia que o Governo de António Costa cumpre dois anos. A data foi assinalada pelo ministério das Finanças com uma visita à Alfândega de Lisboa, um dos locais que mostram a “relevância que as exportações e importações têm para a economia portuguesa”.

Nesta alfândega foi apresentado o serviço e-tax free, que vai automatizar, a partir de 2018, a concessão de isenção de IVA nas compras iguais a 50 000 euros feitas em Portugal por turistas extracomunitários. Estes quiosques eletrónicos serão instalados nos portos e aeroportos e vão substituir os procedimentos manuais nos balcões da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

2. Fazer pagamentos à frente do empregado

Consumo: seis em cada 10 portugueses paga as compras a prestações

Outros conteúdos GMG
Centeno garante Orçamento “claramente melhor” do que apresentado