O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse hoje, em Londres, que o Governo pretende rever em alta a previsão do crescimento económico em 2017 e acredita que será para próximo dos 2%.
"Acredito que essa projeção já está um pouco desatualizada", admitiu, durante uma palestra no edifício da agência de notícias Bloomberg, onde referiu o bom desempenho da atividade económica no último trimestre de 2016 e primeiro trimestre de 2017. O crescimento económico em 2017, afirmou, "será mais próximo dos 2,0%", afirmou.
Atualmente, a estimativa oficial do Governo é de um crescimento económico de 1,5%, mas o ministro mostrou-se confiante que o número será revisto em alta em abril, quando forem enviados novos números para Bruxelas.
Centeno descreveu um cenário otimista para a economia portuguesa, que está a crescer há 14 trimestres sucessivos, ao mesmo tempo que tem registado uma queda no desemprego e um valor recorde em termos de exportações em 2016.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
"No primeiro trimestre de 2017 a atividade económica ainda está a acelerar, por isso o crescimento económico relativamente ao mesmo período do ano passado será certamente acima dos 2,0%", adiantou.