A onda de descontos da próxima sexta-feira, a Black Friday, e a Cyber Monday na segunda-feira seguinte, são uma forma de aproveitar as melhores promoções para os presentes deste Natal. O Observador Cetelem Natal 2018 revela que a maioria dos consumidores vai aproveitar para comprar os presentes de Natal, sendo que apenas 5% vai aproveitar para outro tipo de compras. Em média, cada português vai gastar 146 euros na Black Friday e 122 euros na Cyber Monday.
Estes dias dedicados aos preços mais baixos ainda estão a ganhar fama, mas é na Grande Lisboa que encontramos mais consumidores, sobre os quais já é possível começar a traçar um perfil. O consumidor típico da Black Friday tem entre 25 e 44 anos e um nível socio-económico mais elevado. Por outro lado, os que menos consomem são os residentes do Grande Porto, na faixa etária entre os 55 e os 65 anos.
Leia ainda: Black Friday. 70% dos consumidores são homens
Além de ser a oportunidade perfeita para antecipar os presentes de Natal, as compras são uma forma de “poupar através das promoções e assim fazer uma gestão inteligente do orçamento familiar”, explica Pedro Camarinha, diretor de Distribuição da Cetelem.
A contrariar a tendência está a Cyber Monday, que tem perdido adeptos. Segundo o Observador Cetelem, apenas 25% dos inquiridos diz que vai aproveitar os descontos online na segunda-feira, 26 de novembro, menos 7% do que no ano passado.