Horizonte 2020

Cinco PME portuguesas recebem 50 mil euros de Bruxelas

A Comissão Europeia distinguiu cinco pequenas e médias empresas portuguesas inovadoras no âmbito do Programa de Investigação Horizonte 2020

A Comissão Europeia distinguiu cinco pequenas e médias empresas portuguesas (PME) inovadoras no âmbito do Programa de Investigação Horizonte 2020, atribuindo a cada uma delas 50 mil euros, foi hoje divulgado.

As empresas portuguesas integram um lote de 129 PME inovadoras de 25 países diferentes, que foram distinguidas com um investimento global superior a seis milhões de euros.

As cinco PME portuguesas selecionadas são a Enging — Make Solutions, de Oliveira do Hospital, que foca a sua atenção nos motores elétricos, a Nano4Global, na área da nanotecnologia e análise molecular, a Xarevision, do Porto, no ramo da inteligência artificial, a Pro-Drone, de Lisboa, na manutenção e inspeção das turbinas eólicas, e a Horizon Behaviour, da Vidigueira, na área do turismo.

À margem da divulgação da lista de empresas selecionadas, o comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas disse, citado no comunicado hoje divulgado, que o Instrumento PME proporciona oportunidades únicas para as PME europeias terem o apoio de que precisam para escalar as suas ideias – para um conceito mais estruturado, para uma fase de teste e, finalmente, de comercialização.

“As cinco PME hoje premiadas apresentaram projetos de grande qualidade e demonstraram uma grande abrangência geográfica e temática, o que é um excelente sinal para o crescimento económico sustentável do país”, referiu.

Nesta fase do Instrumento PME, cada projeto pode receber até 50 mil euros.

O objetivo é que cada PME prepare uma proposta de negócios para uma ideia que tenha potencial disruptivo, estudando a viabilidade do conceito proposto.

Além do estímulo financeiro, as empresas também recebem até três dias de aconselhamento personalizado e outros serviços de apoio à gestão e criação de negócios.

Desde o lançamento do programa, em 01 de janeiro de 2014, foram selecionadas 2.337 PME para financiamento ao abrigo da Fase 1 do Instrumento PME, 62 das quais portuguesas

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Cinco PME portuguesas recebem 50 mil euros de Bruxelas