Energia

Clientes no mercado livre de gás natural aumentam para 1,259 milhões em maio

Gás natural.
Gás natural.

Há mais dois mil clientes comparativamente ao mês anterior

O mercado livre de gás natural alcançou um total acumulado de cerca de 1,259 milhões de clientes, em maio, o que reflete um crescimento líquido de cerca de 2.000 clientes face ao mês anterior, anunciou a ERSE.

De acordo com o Boletim do Mercado Liberalizado de Gás Natural relativo a maio de 2020, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “esta evolução representa ainda um crescimento de aproximadamente 3,5%, comparativamente ao período homólogo do ano anterior”.

Relativamente ao consumo, no período em análise, observou-se uma queda de 325 Gigawatt-hora (GWh), face ao mês anterior, atingindo os 41.366 GWh, o que equivale a um decréscimo de 0,8% face a abril e de 1,9% relativamente ao mês homólogo de 2019.

De acordo com a ERSE, o consumo de gás natural no mercado liberalizado representava em maio de 2020 cerca de 98% do consumo global registado em Portugal continental.

Já a percentagem de consumo do segmento de clientes indústrias no mercado liberalizado representava, no mesmo mês, cerca de 96% do consumo total do segmento.

Quanto a quotas de mercado, a Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (60%), enquanto a EDP Comercial continuava a liderar em número de clientes (52%), apesar da quebra que tem registado desde maio de 2019.

Nos segmentos de clientes industriais (55%) e no segmento dos grandes consumidores (64%), a Galp também mantém a liderança, vendo a sua quota a aumentar em 0,7 pontos percentuais no primeiro, e a reduzir 0,4 pontos no segundo.

Por sua vez, a EDP manteve-se como principal comercializador nos segmentos das pequenas e médias empresas (49%), com um aumento da sua quota em 1,1 pontos percentuais, e no segmento residencial (52%), com uma redução de 1,7 pontos da sua quota.

Finalmente, a ERSE concluiu que a concentração de mercado em número de clientes tem-se reduzido desde maio de 2019, mês em que ocorreu uma redução ligeira de 0,1 pontos percentuais da concentração de mercado em termos de consumo, face ao mês anterior.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Clientes no mercado livre de gás natural aumentam para 1,259 milhões em maio