Consumo

Clima de consumo sobe em junho em Portugal

Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens
Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens

Em junho, os consumidores nacionais demonstraram maior predisposição para comprar produtos e serviços, uma melhoria de 4 pontos face a maio.

O clima de consumo em Portugal subiu em junho, acompanhando a tendência de melhoria a nível europeu ao nível das expetativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço, de acordo com os dados da GfK.

Em maio, as expetativas económicas, salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram um crescimento “muito ligeiro”, tendência positiva que se mantém em junho.

“As expetativas económicas é o indicador que apresenta o crescimento mais notável, ao subir 16 pontos em relação ao mês anterior”, refere a GfK.

A Áustria (+21 pontos) e a Polónia (+20 pontos) registam as maiores subida. Em Portugal, as expetativas económicas subiram 9 pontos face ao mês anterior. “Ainda assim, durante este mês, quase todos os países continuam a apresentar expetativas económicas negativas, exceto a Alemanha e a Grécia, muito provavelmente devido à retoma, ainda progressiva, do consumo.”

O indicador das expetativas salariais também revela uma subida geral de 14 pontos para a Europa, com a Croácia (+24 pontos), França (+23 pontos) e da Polónia (+19 pontos) a registarem as maiores subidas. Portugal apresenta uma subida de 10 pontos face a maio. “Neste indicador já existem vários países que revelam expetativas salariais positivas como é o caso da própria Croácia, da Bulgária e da Áustria”, refere a empresa de estudos de mercado.

A predisposição para comprar teve igualmente uma evolução positiva a nível europeu (+8 pontos). “Em Portugal, a predisposição para comprar apresenta um crescimento ligeiro de 4 pontos, enquanto a França e a Eslováquia registam a maior subida em toda a Europa”, destaca a GfK.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Clima de consumo sobe em junho em Portugal