Internacional

Clima económico em Moçambique abranda em julho

Moçambique
Moçambique

O Indicador de Clima Económico das empresas moçambicanas abrandou em julho, anunciou o Instituto Nacional de Estatística moçambicano.

O índice subiu de 96,9 em maio para 99,8 em junho, segundo valores revistos em alta após a publicação inicial, e em julho o indicador fixou-se em 98,2.

“O indicador do clima económico (ICE) abrandou no mês de julho, ao registar uma ligeira quebra do seu saldo, interrompendo o perfil favorável que vinha registando nos últimos três meses, facto que continuou a dever-se à deterioração da perspetiva de emprego e pela queda das perspetivas da procura no mês de referência”, lê-se no boletim de Indicadores de Confiança e de Clima Económico do INE moçambicano.

Do lado positivo esteve o comportamento do comércio e construção, em contraponto à produção industrial, transportes, alojamento e restauração.

Os indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica de Moçambique, compilada com base num inquérito de conjuntura realizado também todos os meses pelo INE às empresas do setor não financeiro.

“O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspetiva da sua atividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de atividade”, explica o INE moçambicano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
Clima económico em Moçambique abranda em julho