INE

Clima económico volta a subir em fevereiro

O indicador de atividade económica do Instituto Nacional de Estatística também voltou a aumentar em janeiro,

O indicador de clima económico aumentou em fevereiro e o indicador de atividade económica subiu em janeiro, mantendo em ambos os casos a tendência do mês anterior.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de atividade económica aumentou em janeiro para os 1,3 pontos, depois da subida de dezembro para os 1,2 pontos (1,0 em novembro).

O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) também aumentou em fevereiro para os 1,3 pontos, depois de uma subida no mês anterior (de 1,1 pontos para 1,2 pontos).

O indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em janeiro, refletindo um contributo positivo “menos expressivo da componente de consumo corrente e um contributo mais intenso da componente de consumo duradouro”, destaca também o INE.

No mesmo mês, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou “devido ao comportamento de todas as componentes, destacando-se a de construção”, acrescenta o gabinete nacional de estatísticas.

Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas externas a inquéritos.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Paulo Spranger/Global Imagens)

Depois de pagar a renda sobram 450 euros ao salário dos lisboetas

(Paulo Spranger/Global Imagens)

Depois de pagar a renda sobram 450 euros ao salário dos lisboetas

Aptoide | Paulo Trezentos | Álvaro Pinto

Portuguesa Aptoide já negoceia com Huawei para ser alternativa à Google

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Clima económico volta a subir em fevereiro