Inovação

CMU Portugal dá 700 mil euros a 8 projetos inovadores

Politécnicos abrem 4.500 vagas até 2015

Instituições nacionais vão beneficiar de um financiamento de 700 mil euros para projetos que vão do mar profundo dos açores até às redes 5G.

O Programa CMU Portugal (associado da universidade de investigação norte-americana Carnegie Mellon University) vai apoiar o desenvolvimento de oito projetos de investigação exploratória com o objetivo de promover a competitividade internacional e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia de Portugal na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

O concurso financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa de cooperação internacional CMU Portugal, contou com um total de 22 propostas das quais foram selecionadas 8, que vão contar com a participação de 11 instituições de investigação de todo o país em colaboração com a Carnegie Mellon University (CMU).

Os projetos vencedores vão receber, através da FCT, um financiamento total de 700 mil euros proveniente de fundos nacionais para o desenvolvimento da sua investigação.

De acordo com Nuno Nunes e Rodrigo Rodrigues do Programa CMU Portugal “a qualidade das propostas apresentadas neste concurso superou as expetativas e consideramos extremamente positivo o facto de termos tido candidaturas em áreas de conhecimento tão distintas”. Houve projetos sobre Ciência de Dados no Mar dos Açores, a Plataformas na área de IoT (Internet of Things) ou a um robô autónomo para prestar assistência alimentar a pessoas com deficiência motora. “Estes projetos vão também envolver instituições de todo o país, desde Portalegre a Trás os Montes, passando pela Beira Interior”, disseram os responsáveis.

Os projetos agora aprovados para financiamento abrangem as áreas de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Políticas e Gestão de Tecnologia, Ciência de Computadores e Investigação integrada baseada no contexto do “Atlantic International Research centre” – AIR Center. Em todos eles foi considerado como fator distintivo a sua natureza inovadora, o mérito científico da equipa de investigação e a sua contribuição para a acumulação de conhecimento e competências do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.

Desde a criação do Programa CMU Portugal em 2006 já foram financiados 47 projetos de investigação que correspondem a um investimento nacional de 11,2 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Paschal Donohoe

Sucessor de Centeno: Irlandês Donohoe surpreende e bate espanhola Calviño

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Défice de 2020 vai ser revisto para 7%. Agrava previsão em 0,7 pontos

Comissário Europeu Valdis Dombrovskis. Foto: STEPHANIE LECOCQ / POOL / AFP)

Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

CMU Portugal dá 700 mil euros a 8 projetos inovadores