Comissão Europeia quer que BCE supervisione todos os bancos da zona euro

A Comissão Europeia quer que o Banco Central Europeu (BCE) atue como supervisor de todos os bancos da zona Euro, e não apenas dos maiores, noticia hoje o jornal económico alemão Handelsblatt, citado pela AFP.

No final de junho, a chancheler alemã Angela Merkel afirmou que a nova autoridade de supervisão bancária, a constituir sob a alçada do BCE, deveria ser responsável pelos 25 maiores bancos dos países do Euro.

Citando fontes da Comissão Europeia, o Handelsblatt refere, contudo, que a comissão pretende que a nova entidade supervisione todos os bancos da zona euro, incluindo as caixas económicas e mutualistas da Alemanha, apesar de Berlim entender que tal não é necessário.

O jornal económico alemão cita a ministra da Justiça alemã Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, segundo a qual haverá "na agenda europeia" planos para um supervisor bancário para os bancos sistemicamente relevantes, mas "para as caixas económicas com níveis altos de credibilidade e que resistiram bem à crise não há necessidade de controlos adicionais".

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de