Comissões para EDP e REN queixaram-se ao Tribunal de Contas

Three Gorges doam 50 mil euros
Three Gorges doam 50 mil euros

O Tribunal de Contas já recebeu toda a informação relativa às privatizações da EDP e REN, já ouviu a Parpública e as duas Comissões de acompanhamento das privatizações, mas estas últimas alegaram que tiveram pouco tempo para se pronunciar.

Segundo Guilherme d’Oliveira Martins, que falava hoje na Comissão de Economia e Obras Públicas, tanto a Comissão para a privatização da EDP, como a Comissão para a privatização da REN, disseram ao Tribunal que não houve tempo suficiente para analisar o processo de venda.

EDP e REN foram as duas primeiras empresas do setor empresarial do Estado a serem vendidas. Os processos já estão completos há alguns meses e o Governo até já começou a receber o devido pagamento por cada uma das empresas.

A EDP foi vendida à chinesa China Three Gorges e a REN ficou com a também chinesa State Grid. Hoje, Vítor Gaspar também se referiu a estas reprivatizações, dizendo que a privatização da EDP e da REN, vendidas a
investidores chineses, “simbolizaram um ganho de credibilidade decisivo
de Portugal”, e que a venda da TAP e da ANA confirmam a construção desse capital de credibilidade (mais aqui).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Sarah Costa/Global Imagens

Tomás Correia, Montepio e BNI Europa. O que está por detrás das buscas

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão (E), fala durante a sua audição perante a Comissão de Orçamento e Finanças, conjunta com a Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de janeiro de 2020. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Governo volta a negociar aumentos de 2020 com funcionários públicos

Greve escola função pública

Último ano da geringonça foi o de maior contestação na função pública

Comissões para EDP e REN queixaram-se ao Tribunal de Contas