Brexit

Como os mais velhos tramaram os mais novos e os expulsaram da UE

Foto: REUTERS/Russell Boyce
Foto: REUTERS/Russell Boyce

Entre os mais jovens, 70% votaram pela permanência. Os eleitores mais velhos, que votaram pela saída, não estarão vivos para ver as consequências

A análise por idades não deixa dúvidas. Enquanto os mais novos votaram para permanecer na Europa, os eleitores mais velhos escolheram a saída do Reino Unido da UE. No final, foram os britânicos com mais de 60 anos que ditaram o resultado do referendo de ontem.

O Brexit ganhou (52% contra 48%, com uma adesão de 72%) mas os eleitores que terão de viver mais tempo com esta decisão são exatamente aqueles que queriam permanecer na União Europeia.

Fotografia: REUTERS/Neil Hall

Fotografia: REUTERS/Neil Hall

Esta análise dos votos por faixas etárias foi divulgada pela YouGov, empresa britânica de estudos de mercado fundada pelo jornalista Peter Jon Kellner – a mesma que ontem era das mais citadas pelos media internacionais, já que as suas sondagens apontavam para a vitória do Bremain, resultado que se revelou completamente errado.

Leia também: O dia em que o Reino Unido escolheu sair

Voltando às idades: 75% dos eleitores entre os 18 e os 24 anos dizem ter votado pela permanência na UE em contraste com o que foi o sentido de voto dos britânicos com mais de 65 anos. A esmagadora maioria, 61%, votou a favor da saída.

BREXIT-03

Esta discrepância entre o que querem os jovens e os seniores gerou uma guerra aberta no sítio do costume: as redes sociais. Especialmente no Twitter, não faltam reações revoltadas de quem vai ter de viver mais de 50 anos com uma decisão contrária à sua vontade.

O próprio Martin Schulz falou hoje sobre este gap durante uma entrevista à BBC Radio 4. O presidente do Parlamento Europeu disse ser “triste” que os jovens que não votaram pelo Brexit façam parte da geração “que terá um futuro sem a União Europeia quando esse é um futuro que não querem”.

Leia também: Petição para um segundo referendo é tão popular que o site crasha

BREXIT-05

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Como os mais velhos tramaram os mais novos e os expulsaram da UE