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A confiança na economia portuguesa dos consumidores e empresas recuou em fevereiro, num período marcado pelo segundo confinamento do país devido à pandemia do novo coronavírus.
"O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em fevereiro, depois dos aumentos registados nos dois meses anteriores, de forma menos intensa em janeiro", revela o Inquérito Qualitativo de Conjuntura aos Consumidores do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o relatório divulgado esta quinta-feira, o pessimismo dos consumidores prende-se sobretudo com a quebra das expectativas positivas da evolução futura da situação económica do país., que está a retrair decisões de compras importantes.
"O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país diminuiu em fevereiro após os aumentos registados nos dois meses anteriores, de forma significativa em dezembro", lê-se no documento.
As empresas também apresentam sinais de quebra de confiança. Segundo o INE, "em fevereiro, verificaram-se diminuições acentuadas nos indicadores de confiança do comércio e, em particular, dos serviços, enquanto na construção e obras públicas o indicador diminuiu ligeiramente".
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Apenas a indústria transformadora dá sinais de algum otimismo, justificado pelas expectativas de produção.