Alemanha

Confiança empresarial na Alemanha subiu em janeiro para máximo de sempre

5 alemanha

A avaliação da situação atual melhorou para um novo máximo histórico mas piorou a das perspetivas para os próximos seis meses.

O índice da confiança empresarial na Alemanha subiu para um máximo histórico em janeiro porque os empresários melhoraram a avaliação da situação atual, anunciou esta quinta-feira o Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo).

O Ifo informou que o índice de confiança empresarial melhorou em janeiro para 117,6 pontos, um máximo histórico e contra 117,2 pontos em dezembro.

A avaliação da situação atual melhorou para um novo máximo histórico mas piorou a das perspetivas para os próximos seis meses, ainda que se mantenha num nível elevado.

“A economia alemã começou o ano de forma dinâmica”, afirmou o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

A avaliação dos investidores da situação atual na Alemanha também subiu para um novo máximo histórico desde dezembro de 1991, informou esta semana o Centro para a Investigação Económica Europeia alemão (ZEW).

A confiança empresarial subiu no setor industrial para um novo recorde também porque os empresários consultados avaliaram melhor a situação atual, apesar de poucos preverem melhorias a curto prazo da situação dos seus negócios, que é muito boa, refere o Ifo.

A utilização das capacidades subiu no setor industrial 0,6 pontos percentuais para 87,9%.

O índice de confiança empresarial Ifo baseia-se nas respostas dadas por cerca de 7.000 empresas dos setores industrial, da construção e das vendas por grosso e a retalho.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Artur Machado / Global Imagens)

Dinheiro Vivo mantém-se líder digital dos económicos

A presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, conversa com o presidente e CEO da PTT Exploration and Production (PTTEP), Phongsthorn Thavisin durante a conferência de imprensa de anúncio da venda da Partex à empresa tailandesa, na sede da fundação em Lisboa
TIAGO PETINGA/LUSA

Gulbenkian vende negócio do petróleo e gás. Onde vai investir agora?

Fotografia: D.R.

Deficiência. Peritos aconselham troca de benefícios fiscais por outros apoios

Outros conteúdos GMG
Confiança empresarial na Alemanha subiu em janeiro para máximo de sempre