Dinheiro Vivo Made in Portugal

Do Louvre ao CCB. Esta empresa portuguesa faz alta costura em pedra

A carregar player...

No DV Made in Portugal desta semana fique a conhecer a Solancis, especialista em trabalhos com 350 tipos de pedra diferentes

Esta empresa familiar que cumpriu em setembro passado 50 anos – embora a sua história seja anterior ao início oficial da empresa -, tem sede na Benedita e dedica-se ao trabalho com tudo que seja pedra, desde o bloco até ao ornamento mais pequeno e precioso, do interior de uma casa ao exterior de grandes edifícios imponentes.

Samuel Delgado, CEO da Solancis e membro da família que criou a empresa em 1969, explica-nos que o trabalho é vasto e cerca de 90% destina-se já à exportação. Com 126 funcionários, exploram 12 pedreiras, a maioria no Maciço Calcário Extremenho, que é uma das mais importantes formações calcárias a nível nacional.

A empresa, que cresceu 50% nos últimos cinco anos, dá trabalho a mais de 120 pessoas e trabalha 350 tipos de pedra diferentes tentando potenciar o conhecimento antigo com as novas tecnologias. Um dos segmentos de mercado é o dos arquitetos e designers.

Da empresa saíram pedras mais ou menos trabalhadas, por exemplo, para a escadaria do Louvre e para o Museu Petit Palais, ambos em Paris, ou para o Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Alguns dos trabalhos feitos na Expo 98 – atual Parque das Nações – também tem o seu cunho.

O melhor é ver o vídeo.

Consulte aqui todas as reportagens da rubrica Made in Portugal.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à comunicação social após a sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, realizada no Infarmed, em Lisboa, 24 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

“Impõe-se manter as medidas de contenção”, diz Marcelo

Foto: DR

Eletricidade. Fatura das famílias pode sofrer agravamento de quase 70%

Aviao TAP

Oficial: TAP avança para lay-off de 90% dos trabalhadores

Do Louvre ao CCB. Esta empresa portuguesa faz alta costura em pedra