Conheça os secretários de Estado do novo Governo

António Costa já entregou a Marcelo Rebelo de Sousa a lista dos secretários de Estado do novo governo português.

O Presidente da República recebeu esta segunda-feira o primeiro-ministro indigitado, numa audiência onde António Costa apresentou a Marcelo Rebelo de Sousa os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo.

O XXII Governo Constitucional ficará assim composto por:

- Primeiro-Ministro, António Costa

- Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro

- Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro, Tiago Antunes

"O Presidente da República deu o seu assentimento esta proposta. A nomeação e posse de todo o XXII Governo Constitucional estão previstas para esta semana, em data a determinar, depois da publicação do mapa oficial das eleições e da primeira reunião da nova legislatura da Assembleia da República", pode ler-se no site da Presidência.

O novo executivo vai ter como ministros de Estado Pedro Siza Vieira, Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno. A existência de quatro ministros de Estado é uma das principais novidades face ao Governo anterior, uma opção que, fonte oficial do executivo justificou como "um reforço do núcleo central" do executivo. O XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens. O peso das mulheres no conjunto do novo Governo será de 37,1%.

Catorze ministros mantêm-se à frente das mesmas pastas, existindo cinco novos ministros, o que, segundo fonte do executivo, representa um sinal de "estabilidade e de continuidade" em relação ao anterior elenco governamental.

O segundo Governo liderado por António Costa vai integrar 19 ministros, além do primeiro-ministro, o que o torna o maior em ministérios dos 21 Governos Constitucionais, e também o que tem mais mulheres ministras, num total de oito.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de