Consumidores vão menos vezes às compras

Portugueses compram em menor quantidade
Portugueses compram em menor quantidade

Ao longo do primeiro semestre do ano, os hábitos dos portugueses, em termos de compras, mudaram ligeiramente. A consultora especializada em estudos de mercado Kantar Worldpanel, apurou que os consumidores reduziram a frequência de compra em 3,5%.

No entanto, “o tamanho da cesta média” – assim designam os consultores – registou um ligeiro aumento de 1,2% face a igual semestre do ano passado.

Além de ter passado a ir menos vezes às compras, o consumidor português também diminuiu o volume total comprado, na ordem dos 1,5%, durante os primeiros seis meses do ano. A consultora ressalva que já no mesmo período de 2013 tinha ocorrido uma das maiores reduções do volume comprado.

Mas o panorama inverteu-se nas últimas quatro semanas do semestre, com algum crescimento (+0,4%) no volume comprado. A consultora aguarda pelo desenrolar do verão para ver se se confirma uma inflexão no mercado.

A Kantar também acaba de divulgar as marcas mais escolhidas pelos portugueses em 2013, tendo a Mimosa ficado em 1.º lugar, pelo segundo ano consecutivo, com 31 milhões de escolhas. Seguiram-se no top 10: Danone, Compal, Nobre, Coca-Cola, Renova, Planta, Colgate, Iglo e Delta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: José Carmo/Global Imagens

Sem acordo pós-brexit, Portugal pode exportar menos cerca de 300 milhões

marcelo

Marcelo admite possível “problema europeu” mas sem fecho de fronteiras

Foto: D.R.

PSI20 cai 2,28%. Perdas na Europa continuam devido ao coronavírus

Consumidores vão menos vezes às compras