Corte da TSU para empresas que empreguem jovens

Pedro Passos Coelho
Pedro Passos Coelho

O Governo está a preparar uma descida da taxa social única (TSU) suportada pelas empresas com trabalhadores jovens e salários baixos. Segundo o Jornal de Negócios, o objectivo é combater o desemprego jovem, que já atingiu 35%, mais do dobro da taxa média nacional.

O objectivo que o jornal adianta é a eliminação da TSU para empregos de jovens com salário mínimo, um desconto que permitirá que o salário aumente.

O impacto que esta medida terá para o Estado ainda não é conhecida mas, sabe-se que deverá ser suportada por fundos comunitários.

A queda da TSU foi uma das primeiras medidas aventadas pela troika, que durante largo tempo a manteve na agenda de discussão como governo português. No entanto, Pedro Passos Coelho foi claro ao dizer que não haveria condições para o fazer este ano. “Nós não temos qualquer condição em 2012, como é conhecido, para fazer qualquer desvalorização fiscal, isto é, uma baixa sensível da TSU financiada por mais impostos. Eu creio que a ‘troika’ percebe isso e o país inteiro percebe que não estamos em condições de aumentar os impostos para poder dar essa vantagem competitiva às empresas”, afirmou na altura o primeiro-ministro.

Mas com o desemprego em crescendo quase incontrolável principalmente entre os mais jovens, o Governo parece estar disponível para, em parte, inflectir na sua posição de recusa do corte da TSU. Esta será uma das medidas para reduzir o desemprego entre os mais jovens e começar a inverter a situação que se instalou no país.

Hoje Governo e parceiros reúnem-se em sede de concertação social para discutir um único tema: o desemprego.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Corte da TSU para empresas que empreguem jovens