Costa: Certificado passa a ser obrigatório para restaurantes, hotéis, ginásios

Primeiro-ministro explicou ainda que passa a ser obrigatório a partir de dia 1 de dezembro o uso de máscara em todos os espaços fechados.

O primeiro-ministro anunciou nesta quinta-feira, 25 de novembro, que o uso da máscara vai passar a ser novamente obrigatório em espaços fechados. "As máscaras passam a ser obrigatórias em todos os espaços fechados que não sejam em excecionados pela Direção-Geral da Saúde", indicou António Costa, em conferência de imprensa, após o encontro do Conselho de Ministros.

O chefe de Governo disse ainda que o certificado digital, que "hoje é sensivelmente universal" vai passar "a ser exigido para frequentarmos restaurantes, estabelecimentos turísticos e hoteleiros, eventos com lugares marcados e ginásios". Esta medida - tal como todas as outras - entra em vigor a 1 de dezembro.

"É fundamental que as pessoas sintam segurança a ir ao restaurante, às compras, a fazer a vida normal. O certificado [digital] não é uma barreira, é pelo contrário uma garantia de segurança e que podemos estar em segurança", disse António Costa.

Passará também a ser necessário um teste negativo obrigatório "mesmo para vacinados", para visitas a lares, visitas a pacientes internados em qualquer estabelecimento de saúde "e o teste passa a ser obrigatório em todos os grandes eventos, qualquer que seja a sua natureza", inclusivamente os eventos que têm lugares marcados "e em todos os recintos desportivos". "É também um requisito para se pode entrar nas discotecas e bares", sublinhou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de