Crescimento da economia

Crescimento da economia da UE acelera. Portugal com menor subida mensal

Fotografia: direitos reservados
Fotografia: direitos reservados

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu, no segundo trimestre, 2,3% e na UE aumentou 2,4%, face ao mesmo período de 2017.

O crescimento da economia acelerou quer na zona euro quer na União Europeia (UE) entre abril e junho, em termos homólogos e face ao primeiro trimestre, divulgou esta quinta-feira o Eurostat, com Portugal a registar a menor subida mensal (0,3%).

Segundo revelou esta quinta-feira o gabinete oficial de estatísticas da UE, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro cresceu, no segundo trimestre, 2,3% e na UE aumentou 2,4%, face ao mesmo período de 2017.

Entre janeiro e março o crescimento homólogo da economia foi, respetivamente, de 2,0% e 2,1%.

Na variação em cadeia, o PIB da zona euro subiu 0,6% e o da UE 0,7%, depois de ter aumentado 0,5% em ambas nos primeiros três meses do ano.

A economia acelerou em todos os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, tendo Portugal registado o menor crescimento trimestral do PIB (0,3%), a par do Reino Unido.

A República Checa (2,5%), a Suécia (1,7%), a Roménia (1,6%) e a Holanda (1,5%) registaram os maiores crescimentos face ao trimestre anterior.

Em termos homólogos, a Roménia (5,7%), a Estónia e a Eslovénia (5,2% cada), a Letónia (4,8%) e a República Checa (4,7%) registaram as maiores subidas no PIB.

A economia portuguesa cresceu, entre abril e junho, 2,9% em termos homólogos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

fotografia: Luís Costa Carvalho

Corticeira Amorim investe oito milhões e inaugura nova fábrica nos EUA

António Mexia lidera a EDP desde 2005

António Mexia, CEO da EDP, ganhou 6.000 euros por dia em 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Crescimento da economia da UE acelera. Portugal com menor subida mensal