A dinâmica de crescimento económico permaneceu estável nos países desenvolvidos, ainda que exista uma ligeira tendência para a baixa na Europa, segundo o índice composto avançado de março divulgado esta segunda-feira pela OCDE.
Segundo os dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), no conjunto dos países que compõem a OCDE o indicador subiu oito décimas face ao registado no mesmo mês de 2017, mas desceu sete décimas face a fevereiro.
Esta "dinâmica de crescimento estável" também se deteta no conjunto dos países do G7 e nas duas principais economias asiáticas.
Em Portugal o indicador composto avançado de março da OCDE caiu 0,31 pontos face a fevereiro e 1,14 face ao mesmo mês de 2017, segundo dados da organização divulgados esta segunda-feira.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Este decréscimo do indicador para Portugal em março, que passou para 99,15 pontos, ocorreu pelo sétimo mês consecutivo, desde agosto de 2017. Em março o indicador foi inferior a 100 pontos pelo terceiro mês consecutivo.
O indicador composto avançado é calculado para antecipar pontos de viragem na atividade económica relativos à tendência dos próximos seis a nove meses.
Na zona euro detetam-se "sinais de enfraquecimento do crescimento", indica a organização num comunicado, referindo que em março o indicador desceu 15 décimas face a fevereiro, limitando o crescimento em termos homólogos para sete décimas, com descidas na Alemanha, França e Itália, também já registadas em fevereiro.
No caso do Reino Unido, em março, a descida foi mais significativa, de 23 décimas face a fevereiro, fazendo com que a descida homóloga fosse de 1,32 pontos.
Entre as outras economias da OCDE, os sinais de recuo do crescimento registam-se no Japão e no Canadá, enquanto a dinâmica se manteve estável nos Estados Unidos e na maior parte dos outros países do grupo.
Entre os países emergentes, o indicador marca uma estabilização do crescimento na Rússia e de consolidação do crescimento na Índia e no Brasil.