Criada câmara de comércio para apoiar trocas de PME com a China

Organização, com sede em Condeixa, diz que quer criar fundos de investimento para o turismo e o sector agroalimentar.

Um grupo de empresários, advogados e políticos juntou-se para constituir uma nova organização dedicada às relações comerciais da PME portuguesas com a China. A Câmara de Comércio Portugal-China PME (CCPC-PME), constituída ontem, tem entre os objetivos a criação de fundos de investimento direcionados para os sectores do turismo e agroalimentar.

“Tendo como destinatário o vasto campo das PME (pequenas e médias empresas) interessadas em exportar e importar de e para a China, a nova Câmara de Comércio tem sede na vila de Condeixa (num espaço cedido pelo município) e delegações em Lisboa e no Porto”, indica comunicado.

Segundo a nota, o conselho executivo da nova câmara é presidido por Y Ping Chow, o presidente da Liga dos Chineses em Portugal, e o conselho estratégico pelo CEO do Bison Bank, Bian Fang.

Na lista dos órgãos sociais desta estrutura encontram-se ainda Jorge Costa Oliveira, antigo secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Portugal, ex-conselheiro do Presidente da República, António Gameiro, deputado do PS, e Afonso Camões, administrador do Global Media Group, ao qual pertence o Dinheiro Vivo. Fazem ainda parte Telmo Pinto, diretor executivo da Comunidade de Tâmega e Sousa, o juiz-conselheiro Júlio Pereira, o deputado do PSD José Cesário, assim como o advogado e ex-deputado Vitalino Canas, o advogado e ex-governante do PSD Montalvão Machado, e o empresário Carlos Pinto.

Segundo o comunicado, o programa de trabalho desta nova câmara de comércio prevê a criação de “fundos de investimento, nomeadamente nos sectores de turismo e agroalimentar, e a criação de uma ‘Casa de Portugal’ numa das maiores plataformas da venda online”. “Entre as ações mais imediatas da CCPC-PME constam visitas de apresentação de cumprimentos às diversas entidades oficiais e a outras Câmaras de Comércio tendo em vista a formulação de boas formas de cooperação”.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de