Impostos

Cuidado com os erros no IRS: Podem custar-lhe caro. Saiba quanto

Foto: Sara Matos / Global Imagens
Foto: Sara Matos / Global Imagens

Erros ou omissões na declaração de IRS podem dar lugar à aplicação de coimas.

Diz o ditado popular que “errar é humano”. Mas quando se trata de preencher o IRS, errar pode custar alguns euros aos contribuintes. O Regime Geral das Infrações Tributárias (RGIT) prevê a aplicação de coimas aos contribuintes que cometam erros nas suas declarações. O valor das das coimas a aplicar varia consoante a situação.

Leia também o artigo: O seu estado civil mudou? Veja se isso afeta o seu IRS

Um ponto importante: só há lugar à aplicação de coimas quando o erro (ou omissão) que constam na declaração de IRS prejudicam o Fisco. Neste caso, se os contribuintes corrigirem o erro até 30 dias depois de ter terminado o prazo de entrega do IRS ficarão sujeitos a uma coima de 46,87 euros (ver artigos nº 29 e 119 do RGIT).

Mas se os contribuintes só derem pelo erro cometido na declaração depois de terem passado 30 dias após o fim do prazo legal para a entrega do IRS então estarão sujeitos ao pagamento de uma coima de 93,75 euros (ver alinea b) do artigo nº29 e o artigo nº119 do RGIT).

Leia também o artigo: Cinco perguntas para saber se o seu filho ainda entra no IRS

Em ambas as situações referidas, os contribuintes beneficiam de coimas reduzidas e este valores só são válidos se os contribuintes fizerem o pagamento no prazo de 15 dias. Caso contrário, perdem o direito às coimas reduzidas e estão sujeitos ao pagamento de uma coima mínima de 150 euros (no primeiro caso referido neste texto) ou de 375 euros (para a segunda situação).

Uma nota adicional: Se já entregou a sua declaração de IRS e notou entretanto que cometeu um erro, não se alarme. Quer o erro (ou omissão) o prejudique a si ou ao Fisco não há lugar à aplicação de coimas se corrigir o erro antes de terminar o prazo legal da entrega do IRS. Basta entregar uma declaração de substituição.

Leia também o artigo: 14 dicas para preencher o seu IRS e receber o reembolso mais cedo

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Franceses da Altice concluíram aquisição da PT Portugal à Oi em junho por 5,7 mil milhões de euros

Porto. Trabalhadores da PT avançam com concentração esta quinta-feira

Estado leva endividamento da economia para novo máximo

Portugueses têm menos dinheiro

Proibidos pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Cuidado com os erros no IRS: Podem custar-lhe caro. Saiba quanto