De Guindos é o pior ministro da Europa. Gaspar salta de 18º para 10º

Luis de Guindos
Luis de Guindos

O Financial Times voltou a publicar, pelo sétimo ano consecutivo, a classificação dos ministros da Economia e Finanças do continente europeu. O pior classificado é Luis de Guindos, o ministro espanhol. Vítor Gaspar está em 10º lugar numa lista liderada pelo alemão Wolfgang Schäuble.

Para o jornal britânico, De Guindos não é o único ministro europeu a lidar com a recessão e o desemprego, mas chama a atenção para a divisão existente entre as áreas das Finanças, liderada por Cristóbal Montoro, e a Economia.

Já o ministro português português das Finanças deu um salto na classificação, passando do 18º para o 10º lugar. O ranking é construído com base em três critérios: político, económico e credibilidade.

Em termos políticos, Vítor Gaspar consegue a sua melhor classificação, sendo apenas superado pelo sueco Anders Borg e pelo alemão Wolfgang Schäuble.

No critério económico a situação é bem pior. Gaspar fica em penúltimo lugar, apenas à frente do grego Yannis Stournaras.

Finalmente, no que concerne à credibilidade, e pesar dos juros da dívida estarem em queda, o ministro português queda-se pela 15ª posição.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Theresa May, PM britânica, cumprimenta Mark Rutte, PM holandês. Fotografia: REUTERS/Piroschka van de Wouw

Mais de 250 empresas do Reino Unido contactam Holanda por causa do Brexit

REUTERS/Yves Herman

Comissão Europeia: vistos gold falham na verificação de origem de fundos

4. Peças automóveis

É recorde: Peças para carros valem mais de 11 mil milhões de euros

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
De Guindos é o pior ministro da Europa. Gaspar salta de 18º para 10º