finanças pessoais

Depósitos a prazo com o subsídio de Natal ainda compensam?

0. dinheiro_ notas

Apesar das baixas taxas de juro dos depósitos a prazo, estes são ainda produtos muito subscritos pelas famílias portuguesas.

A chegada do subsídio de Natal pode ser uma oportunidade para poupar. A Reorganiza explica quais as alternativas para aplicar o seu dinheiro e obter algum retorno.

Defina um objetivo para o seu dinheiro

notes

O primeiro passo antes de começar a poupar dinheiro é mesmo definir para que quer poupar. “Este passo pode parecer desnecessário, mas diz-nos a experiência que se não temos um objetivo específico mais cedo ou mais tarde acabaremos por desistir de poupar. Pior, acabamos por levantar a nossa poupança quando nos acontece alguma coisa que sirva de desculpa para gastar o dinheiro”, afirma João Morais Barbosa, da Reorganiza. Assim, deve definir um (ou mais) objetivo em família e que em conjunto percebam todos o que será necessário para o atingir. “Não só aumenta a probabilidade de conseguir atingir os seus objetivos como cria um pretexto para uma união familiar reforçada.”

O que procura nas aplicações financeiras?

apps

Apesar das baixas taxas de juro dos depósitos a prazo, estes são ainda produtos muito subscritos pelas famílias portuguesas. “Assim, torna-se necessário perceber o que procuramos nos depósitos a prazo que os tornem o produto preferido. Arriscamo-nos a dizer que os motivos pelos quais contratamos um depósito a prazo não são propriamente os melhores e podemos desde já adiantar:

  • Porque não têm um risco percebido, e se há coisa que valorizamos mais do que ganhar dinheiro é não perder dinheiro;
  • Porque somos preguiçosos na procura de soluções alternativas;
  • Porque não temos o conhecimento para escolher aplicações mais rentáveis.”

Ganhar consciência do cenário atual

purse-3548021_1920

Se a queda das taxas de juro beneficia as famílias mais endividadas, servindo mesmo de incentivo ao endividamento, tem também o reverso da medalha: não estimula minimamente à poupança. “É fundamental ter em mente que se perspetiva que este cenário venha a manter-se por vários anos, pelo que teremos de encontrar outras motivações para a poupança ou, em alternativa, encontrar outras aplicações financeiras.”

Será que vale a pena aplicar o seu subsídio de Natal num depósito a prazo?

bank-note-209104_1920

Não existe uma resposta certa, adianta a Reorganiza. “Se a alternativa for gastar o dinheiro e entrar na febre do consumo natalício, claramente que a alternativa pelos depósitos a prazo é vantajosa. Já diz o ditado que mais vale um pássaro na mão (dinheiro na conta) do que dois a voar (dinheiro na conta das retalhistas). No entanto, se acreditamos que a poupança serve o propósito concreto de nos ajudar a ter uma maior segurança financeira e a atingir os nossos objetivos, talvez consideremos a poupança como algo prioritário. Aí, talvez possa fazer sentido aplicar o dinheiro num depósito a prazo selecionado, pois ainda existem bancos com taxas de depósito superiores.”

E se quiser um pouco mais de retorno?

financial security

“Se deseja um pouco mais de retorno, podes procurar outras alternativas de investimento. Para tal, deverá perceber quando precisará do dinheiro de volta e qual o seu perfil de risco. De seguida, poderá pesquisar soluções alternativas como o caso dos seguros de capitalização ou outros seguros financeiros com um pouco de risco. Uma última dica… não aceite a primeira proposta e procure alternativas, verá que existem sempre.”

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

OE2020: PR avisa que é preciso “ir mais longe” em matérias como a saúde

Outros conteúdos GMG
Depósitos a prazo com o subsídio de Natal ainda compensam?