Desemprego

Desemprego manteve-se em 6,6% em outubro, em mínimo desde 2002

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Taxa de desemprego está no nível mais baixo desde há 17 anos.

A taxa de desemprego situou-se em outubro em 6,6%, no mesmo nível do mês de setembro, e abaixo da estimativa de 6,7% apontada pelo INE em novembro. Em termos homólogos, o desemprego recuou em 1,8 pontos percentuais, com a taxa mais baixa observada desde setembro de 2002.

A taxa de desemprego jovem (15 a 24 anos), no entanto, conheceu em outubro uma subida para 20,8%, mais 0,9 pontos percentuais em relação ao mês anterior (19,9%).

Apesar da manutenção da taxa de desemprego, o número total de desempregados registou um aumento em outubro. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, o aumento de desempregados foi de 0,4%, com mais 1400 indivíduos. Em outubro, a população desempregada foi estimada em 342,4 mil pessoas.

Mas, também a população empregada conheceu uma subida, de 0,1%, com mais 5300 indivíduos integrados no mercado de trabalho.

O Instituto Nacional de Estatística estima que a taxa de desemprego se tenha mantido em 6,6% em novembro, fazendo contas a 343 mil desempregados.

Alterado às 11h27 para referir apenas a taxa de desemprego jovem ajustada de sazonalidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O antigo secretário de Estado da Energia e da Inovação, Henrique Gomes, fala perante a Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade, na Assembleia da República em Lisboa, 23 de janeiro de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

CMEC. Henrique Gomes disse que “Mexia é osso duro de roer” e teve de sair da REN

Theresa May, PM britânica, cumprimenta Mark Rutte, PM holandês. Fotografia: REUTERS/Piroschka van de Wouw

Mais de 250 empresas do Reino Unido contactam Holanda por causa do Brexit

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças, num debate parlamentar sobre o OE2019. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Universidade Católica prevê menos crescimento em 2018 e 2019

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Desemprego manteve-se em 6,6% em outubro, em mínimo desde 2002