Desemprego

INE prevê que o desemprego não mexa em abril

IEFP registou 15 643 ofertas de emprego em maio

A taxa de desemprego estimada para abril rondou os 12%, ou seja, sem alterações face ao valor definitivo de março, segundo revela o INE.

O Instituto Nacional de Estatística avança esta segunda-feira que a taxa de desemprego em março foi de 12% o que traduz um decréscimo de 0,2 pontos percentuais face ao valor provisório anteriormente avançado. Esta revisão em baixa coloca o desemprego estimado para abril sem alterações face ao mês anterior.

Desta forma o INE estima que em abril estivessem desempregadas 609,8 mil pessoas, o que revela um decréscimo de 2,5 mil pessoas (ou de 0,4 pontos) face ao valor definitivo apurado para março. Para este resultado contribuiu o decréscimo mensal do desemprego entre os jovens (que recuou 3 mil), enquanto entre os adultos se observou um agravamento (com mais 2,8 mil pessoas a ficarem sem trabalho).

“A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 29,9% e diminuiu 1,2 p.p. em relação ao mês precedente. A taxa de desemprego dos adultos foi de 10,6% e aumentou 0,1 p.p. em relação àquele mês”, adianta o INE.

Sem alterações neste encadeamento mensal esteve a população empregada, que ronda as 4.485 mil pessoas (contra 4474 mil no mês imediatamente anterior).

A próxima informação do INE sobre estatísticas mensais do emprego e desemprego está agendada para 30 de junho, data em que serão divulgados os valores definitivos de abril.

 

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Foto: Paulo Spranger

Contadores inteligentes acabam com estimativas na conta da luz

Outros conteúdos GMG
INE prevê que o desemprego não mexa em abril