Dívida

Dívida pública colocada por Angola desce para 247 milhões

Fotografia: Rogério Tuty/Jornal de Angola
Fotografia: Rogério Tuty/Jornal de Angola

A dívida pública colocada no mercado por Angola caiu mais de 40% na última semana, para 247 milhões de euros, indicam dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

A dívida pública colocada no mercado por Angola caiu mais de 40 por cento na última semana, para 247 milhões de euros, indicam dados do Banco Nacional de Angola (BNA), compilados pela Lusa.

Segundo o relatório semanal sobre a evolução dos mercados monetário e cambial do BNA, enquanto operador do Estado, o banco central colocou no mercado primário, entre 23 a 27 de novembro, 26 mil milhões de kwanzas (181,5 milhões de euros) em Bilhetes do Tesouro (BT) e 7,3 mil milhões de kwanzas (50,9 milhões de euros) em Obrigações do Tesouro (OT).

A mesma informação refere que as OT foram emitidas com maturidade de dois, três e cinco anos e taxas de juro de 7% a 7,77% ao ano, enquanto as taxas de juro médias apuradas para os BT oscilaram entre 12,09% e 12,23%, respetivamente para as maturidades de 91 e 364 dias.

Acresce ainda no mesmo período o segmento de venda direta de títulos ao público, utilizada igualmente para a gestão corrente do Tesouro Nacional pelo BNA, que ascendeu a 2,1 mil milhões de kwanzas (14,6 milhões de euros).

No total, neste período, o banco central colocou no mercado primário 35,4 mil milhões de kwanzas (247 milhões de euros) em dívida pública, montante que compara com os 59,9 mil milhões de kwanzas (418 milhões de euros) da semana anterior, uma descida de 40,9%.

O Governo angolano prevê um endividamento público para 2015 a rondar os 20 mil milhões de dólares (18,8 mil milhões de euros), a captar também junto de investidores privados.

Este endividamento é necessário para garantir o financiamento do Orçamento Geral do Estado, compensando a quebra nas receitas petrolíferas (estimada em 50%), e distribui-se em partes iguais pelo mercado externo e interno.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Dívida pública colocada por Angola desce para 247 milhões