Dois terços das autarquias dão desconto no IMI a famílias com filhos

207 dos 308 municípios nacionais já anunciaram que vão avançar com o desconto para famílias com filhos. Esta redução varia entre os 3% e os 20%. Autarquias só podem comunicar decisão até final do mês.

Dois terços das autarquias do País já adoptaram o desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis para beneficiar as famílias com filhos. São já 207 câmaras a disponibilizar esta facilitação, avançou a Associação das famílias númerosas à TSF.

"É realmente um número elevado, o que não nos surpreendeu. Tínhamos informação que os municípios, no caso de haver esta possibilidade, teriam o desejo de a adotar. Mostra que os municípios compreendem a medida".

Entre as autarquias com este benefício estão "Lisboa e bastantes municípios da área de Lisboa", disse Ana Cid, secretária-geral desta associação. Pelo contrário, municípios como Porto, Vila Nova de Gaia ou Sintra, ficaram de fora.

Ao mesmo tempo, a representante das famílias numerosas rejeita que o desconto de IMI para famílias com filhos a cargo seja um benefício, diz antes que é uma questão de justiça. "Uma pessoa que tinha uma casa maior era automaticamente considerado que tinha um luxo e que tinha que pagar mais tributação. Este ajustamento para nós não constitui qualquer benefício. É apenas um tratamento de equidade e justiça".

As autarquias têm até final deste mês para comunicar a sua decisão. Ana Cid não espera grandes alterações de última hora e diz que o número final deverá rondas os 207 municípios que se registam atualmente.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de