Emprego

Emprego na hotelaria e restauração gera mais de 323 mil postos em 2017

(Igor Martins / Global Imagens )
(Igor Martins / Global Imagens )

O número de trabalhadores em hotelaria, restauração e cafetaria, cresceu 16% em 2017 face ao ano anterior, avançou o vice-presidente da AHRESP.

O número de trabalhadores no canal Horeca – hotelaria, restauração e cafetaria cresceu 16% em 2017 face ao ano anterior, para mais de 323 mil postos, segundo revelou esta sexta-feira o vice-presidente da AHRESP.

“Em 2017, o canal Horeca registou mais de 323 mil postos de trabalho, mais 16% face a 2016”, disse Carlos Moura, em Lisboa, durante a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

De acordo com o responsável, no período em causa, os setores de alojamento, alimentação e bebidas assumiram uma “importante dimensão social”, com mais de um milhão de cidadãos a dependerem destas áreas, “o que representa 10% da população portuguesa”.

“Em 2017, o turismo representou 7,8% do PIB, gerando mais de 15 mil milhões de euros, mais 20% face a 2016”, apontou.

Durante a sua intervenção, Carlos Moura enalteceu ainda “a força e resiliência do setor” em épocas marcadas por recessões e o “espírito empreendedor e proativo” em épocas de maior progresso económico.

O vice-presidente da AHRESP disse ainda que a associação quer continuar a ser um “parceiro sustentável”, continuando, por isso, a apostar “na contratação coletiva”.

No entanto, alertou que é necessário combater os encargos que estão sobre as empresas, a economia paralela e a concorrência desleal.

“Os desafios continuam a ser muitos e transversais às diversas áreas do setor”, concluiu.

No triénio 2018-2021 a direção da AHRESP será dirigida por Mário Pereira Gonçalves da Versailles. Como vice-presidente tomou posse Carlos Moura do Instituto Técnico de Alimentação Humana (ITAU).

No período em causa, o setor da alimentação e restauração coletiva será liderado por Antero Jacinto, Eugénio Ribeiro ficará responsável pela área de casinos e bingos, Vítor Sá Marques vai representar as pastelarias, Sofia Mendonça os restaurantes de serviço rápido, Maria Fátima Portulez os concessionários de restauração, Alexandre Bastos o comércio alimentar, Fernando Faneco os estabelecimentos hoteleiros e Beatriz Santos ficará encarregue do setor do campismo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dívida pública está nos 130,3%

Endividamento da economia atinge novo recorde em abril

REUTERS/Pedro Nunes/File Photo

Programa de arrendamento acessível arranca a 1 de julho. Tudo o que deve saber

Zeinal Bava, ex-PT e Oi

Zeinal Bava faz promessa: “Chegou o momento de esclarecer tudo”

Outros conteúdos GMG
Emprego na hotelaria e restauração gera mais de 323 mil postos em 2017