Coronavírus

Empresários atentos mas sem entrar em alarmismos precoces

Foto: EPA/ALEX PLAVEVSKI
Foto: EPA/ALEX PLAVEVSKI

A atividade industrial mantém-se em ritmos normais, mesmo em áreas que carecem de matérias-primas provenientes da China.

Os empresários portugueses estão atentos ao evoluir do surto do Covid 19 mas, para já, querem evitar alarmes. A atividade industrial mantém-se em ritmos normais, mesmo em áreas que carecem de matérias-primas provenientes da China.

No entanto, a preocupação está “latente”, porque se o vírus se disseminar haverá impactos globais “a todos os níveis da sociedade e em todas as indústrias”, diz Vítor Poças, presidente da Associação dos Industriais da Madeira e do Mobiliário de Portugal.

A AICEP, que tem sido contactada por empresas e associações a pedir informações, considera que “ainda é cedo para estimar o impacto económico real do coronavírus” mas, caso haja um abrandamento económico relevante na China, isso “terá impacto no comércio global, o que também poderá ter repercussões em Portugal”.

Certo é que associações como a AIMMAP (metalurgia) ou a ANIVEC (vestuário) já confirmaram que há uma quebra significativa de compradores chineses nas feiras internacionais e é de esperar que clientes de outras nacionalidades deixem também de marcar presença nesses espaços para evitar andar de avião. O mundo está de olhos postos na China.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

Empresários atentos mas sem entrar em alarmismos precoces